Arena do Grêmio prepara gramado para o segundo semestre

 

A equipe de manutenção do gramado da Arena do Grêmio já entrou em campo para fazer os preparativos para os jogos do segundo semestre deste ano. A manutenção intensiva teve início com a retirada total do gramado anterior, com maquinário específico para reformas em campos de futebol. Após este processo, a nova grama será instalada já com o processo de overseeding, que consiste na sobressemeadura com outra espécie de grama mais resistente ao frio.
Para melhor desenvolvimento da grama, será aplicada uma pequena camada de areia para proteger sua base e, consequentemente, auxiliar no seu desenvolvimento. A técnica também permite corrigir pequenos desnivelamentos que vão surgindo conforme o uso do gramado.
De acordo com a engenheira agrônoma, Maristela Kuhn, o gramado está sendo substituído no sistema ready to play, ou seja, pronto para uso. “Este sistema já é adotado na Europa há muitos anos e foi feito pela primeira vez no Brasil durante as Olimpíadas do Rio, em 2016”.
Segundo Maristela, a grama plantada na Arena do Grêmio, chamada Bermuda Tifgrand®, é a espécie mais adequada para estádios de futebol sombreados. “Essa espécie de grama, resistente ao sombreamento e adequada ao futebol profissional, tem certificação de pureza genética e suas principais características são a cor mais intensa do verde, a maior densidade e a melhor uniformidade”, explica.
A agrônoma ressalta ainda que um processo semelhante já foi realizado na Arena do Grêmio em 2014. Outros estádios do país, como o Allianz Parque, também já adotaram a troca total do seu gramado.
Essa etapa deverá ser concluída ainda em junho. Após a instalação do novo gramado, a Arena do Grêmio mantém as rotinas de manejo para a entrega do campo após o recesso da Copa do Mundo, para a próxima partida do tricolor em casa.