TODOS NA ARENA

No jogo contra o Cruzeiro, o Grêmio teve uma torcida especial: um grupo de deficientes intelectuais esteve presente na Arena para torcer pelo tricolor. O passeio faz parte das atividades do Clube Social Pertence

 

A visita da semana dos integrantes do Clube Social Pertence foi na Arena do Grêmio. Eles estavam em 24 pessoas, reunidos nas cadeiras Gold Sul, apoiando o time durante os 90 minutos e também enquanto os jogadores aqueciam antes do jogo. De acordo com o idealizador do projeto, Victor Daniel Freiberg, o objetivo do Clube é de que os participantes pertençam a um grupo e a própria sociedade. “São jovens e adultos com deficiência intelectual que não tem vivência social, que se limita à vida familiar. E a gente supre a necessidade de um grupo de amigos. Buscamos eles em casa e levamos para diferentes locais, hoje estamos na Arena do Grêmio”, explicou Freiberg.
Arthur Tonetto, participante do grupo, estava empolgado com tantas cores e com as imagens que passavam no telão. Ele gritava apoiando o time que, no momento, estava aquecendo no gramado. Já para Giuliano Dinapoli é muito emocionante estar vendo o time do coração, na Arena. “Eu amo o Grêmio, sou Grêmio quando estamos bem e quando estamos mal. Não entendo isso das pessoas não gostarem do time”, comentou. Falando sobre o projeto, ele disse que depois que começou a frequentar o Clube Social Pertence, o estresse diminuiu e a angústia de ficar em casa também. “Agora eu tenho um grupo para sair, para conversar depois pelo whatsapp. Minha vida melhorou muito”.
O projeto quer que os deficientes intelectuais tenham uma vida de maior qualidade possível. “A gente acredita que eles têm a mesma vontade que a gente, que também precisam sair, mas com o cuidado especial que é o que estamos fazendo”, afirmou Victor. A sociabilização e a integração deles com a sociedade, de acordo com o idealizador do Clube Social Pertence, faz com que as pessoas entendam que todos são iguais, que convivam e interajam.