Arena do Grêmio adota reconhecimento facial para acesso ao estádio

A transição será feita de forma gradual a partir do dia 26 de janeiro de 2025. A Lei Geral do Esporte (n.o 14.597/2023) estabelece o reconhecimento facial como tecnologia obrigatória a ser adotada até 2025 em estádios com capacidade para mais de 20 mil torcedores. Os torcedores podem antecipar o cadastro facial em https://torcedor.arenapoa.com.br/.

Alinhada à Lei Geral do Esporte (LGE), a Arena do Grêmio implementará, de forma gradual e definitiva, a tecnologia de reconhecimento facial como novo método de acesso aos seus eventos. Essa inovação tem como objetivo reforçar a segurança dos torcedores e tornar a entrada no estádio mais ágil e eficiente. A partir de 26 de janeiro, data da partida entre Grêmio e Caxias, pelo Gauchão 2025, todos os torcedores poderão antecipar seu cadastramento facial, que será obrigatório. O prazo para conclusão da efetividade e cumprimento da lei é junho de 2025.

O reconhecimento facial funcionará como uma senha personalizada, garantindo que apenas o titular do ingresso tenha acesso à Arena, aumentando a segurança e a exclusividade da experiência. Para utilizar o sistema, o torcedor precisará realizar o cadastro prévio da biometria facial. No dia do jogo, o usuário apenas posicionará o rosto em frente ao equipamento de identificação na catraca para liberação da entrada, sem necessidade de apresentar ingresso. O processo é rápido, intuitivo e obrigatório para todos, incluindo menores de idade que contam com gratuidade e para o sócio torcedor.

Os sócios do Grêmio terão um papel fundamental na transição para o reconhecimento facial, realizando com antecedência a biometria. A implementação também acontecerá de forma gradual, iniciando pelo setor Gramado Oeste. Para os sócios cadeira deste setor, neste momento, o cadastro será opcional, permitindo o acesso ao estádio tanto por biometria quanto pela carteirinha. Essa abordagem visa garantir uma adaptação tranquila e oferecer mais comodidade ao público associado.

Para quem não realizar o cadastro antecipadamente, o processo será integrado à compra do ingresso, feita normalmente pelo celular ou computador com câmera digital, dispensando a emissão de E-Tickets. Após o cadastramento, o sistema gerará um localizador informativo, simplificando o acesso ao estádio. Além disso, conforme exigências para eventos públicos, os torcedores devem portar um documento oficial com foto e CPF para eventuais verificações adicionais.

A empresa responsável pela instalação será a Bepass, especializada em acessos por biometria facial em estádios de futebol, que tem em seu portfólio estádios como o Allianz Parque, Arena Fonte Nova, Arena das Dunas, Maracanã, Nilton Santos e Vila Belmiro.

Em 2023, a Arena realizou um projeto piloto para testar a tecnologia, e os resultados positivos pavimentaram o caminho para sua implementação definitiva. Com essa iniciativa, a Arena do Grêmio se posiciona como referência em inovação no setor de eventos esportivos, oferecendo uma experiência premium e segura. A adoção do reconhecimento facial integra tecnologia, sustentabilidade e conforto, além de reduzir o tempo de espera nas filas.

Para antecipar o cadastro facial acesse
https://torcedor.arenapoa.com.br/

Jornalistas responsáveis:
Eliana Camejo – MTB 6158 – cel (51) 98158-7771
Carolina Ferrari – MTB 19580/RS – cel (51) 98131-0547
Camejo Comunicação
[email protected]
camejo.com.br